Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

3ª aula (11/03) - Pirâmide do Conhecimento

Unidade 3
DadosXInformação

Nesta aula o professor utilizou o objeto dado para explicar cada conceito.


Dado

Destacamos algumas de suas características:

  • cubo/aleatório/randômico
  • de 1 a 6
  • branco
  • concreto/abstrato
  • plástico/marfim; osso



Os primeiros dados da história humana eram feitos com ossos de animais, marfim, madeira, chumbo, cobre e até mesmo ouro.

A figura ao lado nos mostra um dado feito com osso de tornozelo de boi utilizado no Jogo do Osso (de origem asiática, há referências bibliográficas a ele no ano de 1620) por crianças que atiravam o osso na expectativa de deixar um certo lado para cima.

Posteriormente os dados foram ganhando valores numéricos, tornando-os mais parecidos com os atuais.


Curiosidade:
Antigamente, quando um povo ia atacar o outro, dizia-se: "Lançar os dados" como quem dizia lançar a sorte.

CONCEITO: Dados são observações documentadas ou resultados da medição.


Informação

Como os "pontinhos" são colocados em um dado?

Fisicamente, o dado deve estar balanceado. Em cada "pontinho" é retirada uma pequena parte do material, então, para não se tornar viciado em alguns números, adotou-se o critério de que a soma dos pontinhos em cada face oposta deve ser sete.

Chegamos a uma informação de um dado!

CONCEITO: A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.





Unidade 4
Conhecimento X Sabedoria


Conhecimento

Ainda exemplificando com os dados, no conceito conhecimento temos:

Ao jogarmos dois dados, simultaneamente, somando-se os "pontinhos", teremos 36 possíveis resultados, sendo o menor resultado o número 2 e o maior o número 12. Dentre estes 36 resultados, existe um número que sai mais vezes que outros e assim nos dá maior possibilidade de ganho.

Analisemos a tabela abaixo:




A linha branca horizontal representa os resultados do primeiro dado, a linha branca vertical representa os resultados do segundo dado e a parte amarela nos mostra a soma de todas as 36 possíveis combinações. O número que mais aparece nesta região é o número 7, portanto, este é o resultado que permite o maior número de combinações ao somar os valores de cada dado.



Sabedoria

Este último conceito nos foi explicado através de uma mágica realizada com os dados.



A figura ao lado nos mostra dois dados inseridos numa caixa cilíndrica com as tampas ovaladas.
Ao fecharmos a tampa, batemos duas vezes no ar e, sem abri-la, conseguimos adivinhar o resultado da soma dos valores de cada dado.

Após obtermos informações e gerarmos um conhecimento deste objeto, podemos utilizá-lo com inteligência como, por exemplo, nesta mágica que recordamos.


Como a caixa é ovalada, ao batermos no ar, os dados não conseguem passar pelo centro da mesma e giram pelas bordas. A cada batida os dados giram 90º, com duas batidas eles se posicionam exatamente ao contrário do que estavam.


Como tivemos a informação que os lados opostos de um dado somam sete, conseguimos saber qual o número que está do lado oposto.


O conhecimento e a sabedoria são considerados menos estruturados por transformarem dados em informação, informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria através da inteligência. Tal inteligência é manifestada somente no ser humano, ainda não é possível estruturar esses elementos numa máquina, ao contrário de dados e informações que são considerados mais estruturados, ou seja, são facilmente inseridos no computador auxiliando no nosso trabalho.


Para interpretarmos melhor o gráfico ilustrado no começo desta aula, encerraremos com uma breve explicação:


SABEDORIA
- Ontologias ("conhecimento do ser")
(saiba mais)


CONHECIMENTO
- Data WareHouse (KM - Gestão do Conhecimento)
- Data Mining (mineração dos dados)
(saiba mais)

------------------------------------------------------------------------------

INFORMAÇÃO
- Banco de Dados (TI)
(saiba mais)


DADOS
- CPD (Centro de Processamento de Dados)
(saiba mais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário