Automação Bancária
Os bancos vem se destacando na sociedade brasileira pelos seus altos índices de lucratividade, e principalmente pela implantação de sistemas automatizados. A automação bancária torna mais ágil os serviços que envolvem atendimento ao público, facilitando as práticas de trabalho de caixas e gerentes.
Podemos realizar a grande maioria dos serviços bancários em terminais que podem ser encontrados em vários locais como: Shoppings, mercados, bancos e etc. e podem ser utilizados nas seguintes transações:
> pagamentos, talão de cheques, depósitos, transferência bancária, entre outros. Todos esses serviços são realizados sem qualquer necessidade de um funcionário do banco.
O Sistema de informação na automação bancária é chamado de S.I.T. "Sistema de Informação Transacional", que alimenta o S.I.G. "Sistema de Informação Gerencial",esses sistemas são responsáveis por grandes quantidades de entrada e saída de dados, além de possuírem grande capacidade de armazenamento.
Unidade 23
GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos
É uma tecnologia que veio para facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos de uma empresa. Este sistema permite aos usuários acessar os documentos de forma rápida e segura, normalmente via Web por meio de uma intranet corporativa.
Esses documentos são a grande parte de conhecimentos de uma empresa. O sistema preserva esse patrimônio e organiza eletronicamente toda a documentação. O GED lida com qualquer tipo de documento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_eletrônico_de_documentos
Unidade 24
Convergência Tecnológica
Convergência tecnológica é um termo em geral, utilizado para a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para os serviços, onde anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
Ele permite que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos setores como: na economia, na comunicação e na produção, entre outros.
As tecnologias envolvidas no processo de convergência são, em geral, tecnologias modernas de telecomunicações tais como rádio, televisão, redes de computadores e de telefonia.
BPM - Business Process Management
Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio, é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação, com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Suas ferramentas monitoram o andamento dos processos de forma ágil e barata, onde os gestores posssam analisar e alterar os processos em dados reais, e não só por intuição.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_processos_de_negócio
Unidade 26
BI - Business Intelligence
O termo Business Intelligence (BI), pode se referir como Inteligência de negócios, onde há processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
O Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.
As organizações recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_processos_de_negócio
Nenhum comentário:
Postar um comentário