Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

9º aula (29/04)

Unidade 18






SCM - Supply Chain Management = Não é necessário ter estoque e sim utilizar o Just-in-Time.






É a cadeia de interligação de todo o processo.


Ex: O site Submarino que tem como foco venda pela internet, trabalha com a ferramenta Just-in-Time, pois não se utiliza de nenhum estoque para a venda.

O internauta compra seu produto e o site é notificado, o mesmo compra do fornecedor a quantidade solicitada.





Vídeo: Site Endeavor - Como, Onde e porquê - endeavor.org.br





Unidade 19






EDI - Eletronic Data Interchange ( Troca Eletrônica de Dados)


Exemplo: Empresa faz o pagamento do colaborador pela Internet, através de um DOC ou TED.


Saiba Mais --> http://www.apedi.pt/edi.htm


A tendência é utilizar a ferramenta E-EDAI que faz o uso da Internet para a troca de informações através de uma Extranet.




Unidade 20




"Nada pode parar a Tecnologia"


Tem seu foco em processo, ativos de produção e os responsáveis por operação e gerenciamento do negócio.

Em 1880 foi criado um método com cartões perfurados para automatizar tarefas de tabulação do censo dos EUA e como era um método revolucionário foi concluído em apenas seis anos.


Claro que existem aspectos positivos e negativos com a utilização desta ferramenta como por exemplo a redução de custos, aumento da produtividade e negativamente falando, fim de alguns tipos de empregos, auemnto de desemprego, principalmente para pessoas sem muito estudo.

Com o objetivo de aumentar sua eficiência, aumentar a produção com o menorconsumo de energia e matérias primas, diminuir a emissão de resíduos, melhorar as condições de trabalho.


Ou seja, é um passo além da da mecanização onde humanos possuem máquinas para auxiliar no seu trabalho.

Tipos de Automoção: Comercial, Industrial e Serviços.

Veja mais sobre o assunto no site do Endeavor --> "Reinventando a Roda- como inovar no mercado tradicional"


Conheça também o exemplo de sucesso - o case "Mandic"





Unidade 21






Nesta unidade falaremos somente da Automação Comercial, que é constituída basicamente pela área de Vendas.


É usar a tecnologia para vender, por exemplo um vendedor externo de revistas, vai até a casa do cliente e não o encontra, então usa o seu aparelho de celular, contactando a Central e seguindo com suas entregas.


Isso diminui tempo, dinheiro e combustível!


Saiba Mais --> http://www.automacaocomercial.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário