Unidade 7
Elementos básicos dos Sistemas de Informação
Os principais elementos básicos dos Sistemas de Informação numa organização empresarial, são:
PESSOAS - Todos os trabalhadores da empresa.
PROCESSOS - Processo pode ser definido como a forma pela qual a empresa realiza uma operação, seguindo normas.
(Processo/Departamento)
"A empresa Johnson&Johnson fez uma avaliação e verificou mil processos sem sentido dentro da empresa".
TECNOLOGIA - Dentro deste contexto, define-se Tecnologia como toda a ferramenta computacional que da apoio e suporte à área de Informática com a intenção de atender às necessidades dos Sistemas de Informação.
Unidade 8
Processo de Negócio (Business Process)
Os processos empresariais têm como elementos: custo, prazos, qualidade de produção e satisfação do cliente. Este processo melhora quando se reduz o custo ou se aumenta a satisfação do cliente.
Processos são estruturas pelas quais uma organização realiza a sua missão.
Sistemas de Informação
"Um conjunto de componentes inter-relacionados" que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos". Laudon's
Num sistema básico qualquer temos uma ENTRADA (Input), o PROCESSAMENTO e uma saída (Output).
Um elemento importante é o FEEDBACK (retorno) que permite que o sistema se corrija automaticamente.
Visualizamos este cronograma em nossa vida pessoal com o seguinte exemplo:
- Fazer uma planilha para o chefe
ENTRADA (Input) - Planilha
PROCESSAMENTO - Desenvovimento
SAIDA (Output) - Projeto finalizado
O ideal é questionar sobre a planilha e apresentar um protótipo para um alinhamento, assim maior a chance de acerto.
Conceito de qualidade -> A expectativa que o cliente tem corresponde ao produto final.
Sistema de Informações Gerenciais (S.I.G.) - Onde as informações são processadas e consolidadas para a tomada de decisão.
Unidade 9
Empresa Tradicional, Virtual e Digital
Tradicional - Mais clássica, baseada no mundo do papel, possui vários processos.
Virtual - Já nasceu com um pé na Internet - potencializou os recursos da Internet para poder crescer.
Digital - Empresa com todos os processos digitalizados. Pode possuir característica tradicional mas é mais provável as empresas VIRTUAIS tornarem-se DIGITAIS. Hoje não temos empresas digitais. O que dificulta as empresas virarem digital é a burocracia/governo.
Clicando neste link vocês terão acesso às informações sobre o livro Google Marketing - O guia definitivo do Marketing Digital e poderão baixar os três primeiros capítulos.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário